Saúde um Direito de Todos

A saúde "é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante a políticas saciais e econômica que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário à ações e serviços para sua promoção, proteção e recumperação." conforme esta garantido e definido no Cap. II Dos Direitos Sociais, Art. 6º e Cap. II Da Seguridade Social, Seção II Da Saúde, Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

HIV: Cientistas da Fio Cruz inventam novo aparelho para dignostica o HIV em 20 minutos.

O Instituto de Tecnologia em Imunibiológicos Bio-Manguinhos lançou um kit para diagnóstico rápido de HIV, que custa cinco vezes menos que o utilizado na rede pública e pode dar resultados em até 20 minutos. O equipamento Dual Path Platform foi apresentado durante o 2º Simpósio Internacional de Imunobiológicos que aconteceu no Rio de Janeiro.

Cerca de 40% das pessoas que fazem teste de HIV não voltam para buscar o resultado final do exame. Para driblar o problema, o Ministério da Saúde quer que todos os pacientes que queiram fazer o teste saiam dos centros de saúde sabendo se são soropositivos ou não.

Atualmente, a pessoa faz o teste de HIV pelo método Elisa. Se der positivo, ela volta ao serviço de saúde, recebe orientação e faz o exame confirmatório, pelo método western blot (o mais usado) ou imunofluorescência. O resultado final leva dias ou semanas para sair.

Um acordo entre Bio-Manguinhos e o laboratório americano Chembio permitiu o desenvolvimento conjunto, no Brasil, de dois kits de testes rápidos - o de triagem, lançado em fevereiro pelo ministro Alexandre Padilha, e o confirmatório, chamado de Imunoblot e que foi divulgado ontem no simpósio.

Para fazer o teste, o paciente recebe uma picada no dedo. O resultado sai em 20 minutos. O gerente do programa de Desenvolvimento de Reativos, Antonio Ferreira, diz que "o kit é sensível e eficaz já a partir do 25º dia de infecção".

Inicialmente, os kits rápidos serão usados em grupos vulneráveis (como moradores de rua, prostitutas, garotos de programa), populações indígenas e ribeirinhas, grávidas que não completaram o pré-natal e campanhas específicas do ministério, como as que ocorrem em grandes eventos como carnaval e Festa do Peão Boiadeiro. Ainda será avaliada a capacidade de produção dos testes e os custos, mas a estimativa é de que em dois anos tenha sido completada a substituição dos métodos Elisa/western blot pelos kits rápidos.




Fonte: Fiocruz.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Fala HDA

A Carbamazepína é um medicamento indicado para crises de Epilepsia parciais simples e complexas com ou sem generalização secundária. A Carbamazepina é adequada para monoterapia e terapia combinada. Geralmente, a Carbamazepina não é eficaz em crises de ausência (pequeno mal). Mania e tratamento profilático em distúrbios maníaco depressivos (bipolares). Síndrome de abstinência alcoólica. Neuralgia idiopática do trigêmeo e neuralgia trigemial em decorrência de esclerose múltipla. Neuralgia glossofaríngea idiopática. Neuropatia pós-herpes zoster Neuropatia diabética dolorosa. Diabetis insipidus centralis. Poliúria e polidipsia de origem neuro-hormonal. O seu uso continuo podem causar agranulocitose e anemia aplástica, ainda que em baixa escala seu uso deve ser monitorado constantemente.

Vale lembra ainda, que nao se deve tomar nenhuma medicação sem antes procurar um medico.

sábado, 11 de junho de 2011

Tendências nacionais, regionais e globais nos níveis de colesterol total desde 1980.

Dados sobre as tendências nos valores médios de colesterol total (CT) são necessários para que se compreenda os efeitos de seus determinantes dietéticos, de estilo de vida e farmacológicos, estabeleça-se prioridades de intervenção e avalie-se os programas nacionais. Análises prévias foram limitadas a poucos países, sem análises globais consistentes. Com o objetivo de analisar essa questão, Farzadfar e colaboradores, da Universidade Harvard, EUA, realizaram estudo publicado recentemente.
Foram estimadas as tendências e suas incertezas em relação à PA sistólica (PAS) média de adultos com idade igual ou superior a 25 anos, em 199 países e territórios. Os dados foram obtidos a partir de dados de inquéritos nacionais publicados ou não, bem como estudos epidemiológicos (321 países-ano e 3,0 milhões de participantes). Para cada sexo, modelo Bayesiano foi usado para estimar a média de PAS por idade, país e ano, levando-se em conta se o estudo era nacionalmente representativo.
Em 2008, o valor médio de CT padronizado por idade foi de 4,64 mmol/L (intervalo de incerteza de 95% 4,51-4,76) para homens e de 4,76 mmol/L para mulheres (4,62-4,91). Globalmente, o valor médio de CT apresentou pouca mudança entre 1980 e 2008, tendo mostrado queda inferior a 0,1 mmol/L por década, em homens e mulheres. O valor médio de CT apresentou declínio nos países ricos da Australásia, América do Norte e Europa ocidental/central e no leste europeu, sendo os declínios regionais de aproximadamente 0,2 mmol/L por década para ambos os sexos. O valor médio de CT apresentou aumento no oeste/sudoeste da Ásia e Pacífico, em cerca de 0,08 mmol/L por década em homens e 0,09 mmol/L por década em mulheres.  A despeito das tendências convergentes, os níveis médios de CT em 2008 foram maiores nas regiões mais ricas (Australásia, América do Norte e Europa ocidental), sendo a média regional de 5,24 mmol/L (5,08-5,39) para homens e 5,23 mmol/L para mulheres (5,03-5,43). Os valores médios foram menores na África sub-sahariana, sendo de 4,08 mmol/L para homens (3,82-4,34) e 4,27 mmol/L para mulheres (3,99-4,56).
Políticas nutricionais e de intervenção farmacológica devem ser usadas para acelerar melhorias nos níveis de CT em regiões que apresentaram declínio, bem como para prevenção/contenção do aumento observado nos países asiáticos e outros. A avaliação populacional do colesterol deve ser melhorada nos países mais pobres.

Fonte: Lancet 2011; 377:578-86.